Serviços de Gestão e Logística
Direção de Serviço:
Dra. Ana Isa Valentim
Localização do Serviço:
Piso 00 – HSA
Contactos do Serviço:
244 817 024
Horário do Secretariado:
9h00 às 17h00 (dias úteis)
Caracterização:
b. Garantir a conformidade e uniformização dos procedimentos e registos administrativos de admissão e encaminhamento dos utentes, de acordo com as regras aplicáveis e em vigor na instituição e no SNS;
c. Contribuir para a Integração de cuidados e serviços, facilitando a articulação entre áreas produtivas, para a cabal satisfação das necessidades do utente;
d. Assegurar que o atendimento administrativo é efetuado em tempo, com qualidade e humanização;
e. Proceder à emissão de avisos de cobrança de taxas moderadoras e taxas sanitárias não pagas no ato.
Gabinete Jurídico
Direção de Serviço:
Dr. Paulo Faria
Localização do Serviço:
Piso 00 – HSA
Contactos do Serviço:
244 817 000
Caracterização:
O Gabinete Jurídico é uma estrutura de apoio ao Conselho de Administração, que tem por função informar e preparar, em termos técnico-jurídicos, a tomada de decisão. São atribuições do Gabinete Jurídico:
a. Emitir pareceres, elaborar informações e proceder a estudos sobre todas as questões jurídicas que lhe forem submetidas pelo Conselho de Administração ou pelos Serviços por este designados;
b. Colaborar na preparação e elaboração de projetos de circulares, protocolos, regulamentos internos, contratos, ou quaisquer outros atos que lhe sejam solicitados pelo Conselho de Administração;
c. Apoiar a instrução e instruir processos disciplinares, inquéritos, averiguações, nos termos previstos na lei, e outros processos de que seja incumbido;
d. Patrocinar a ULS RL em todos os processos contenciosos em que seja parte, designadamente nas ações de efetivação da responsabilidade pelos encargos da assistência prestada e naquelas em que for demandada;
e. Dar suporte ao Serviço de Gestão Financeira na definição e operacionalização da política de cobrança de dívidas em pré-contencioso.
Serviço de Aprovisionamento
Direção de Serviço:
Dra. Sílvia Pereira
Localização do Serviço:
Piso 00 – HSA
Contactos do Serviço:
244 817 010
Horário de Atendimento ao Público:
9h30 às 12h00 e das 14h30 às 16h00 (dias úteis)
Caracterização:
- Planear as necessidades, adquirir e consignar todos os bens de consumo e serviços, em conformidade com as disposições legais aplicáveis,
- Preparar, organizar e conduzir os procedimentos de aquisição de medicamentos, reagentes, equipamentos e empreitadas, em conformidade com as disposições legais aplicáveis;
- Armazenar e controlar os stocks de todo o material de consumo adquirido e consignado, nomeadamente, clínico, hoteleiro, administrativo e de manutenção/ conservação, efetuando uma gestão de stocks rigorosa e eficiente, quer ao nível do armazém central, quer no que se relaciona com a distribuição nos serviços e unidades funcionais, através de armazéns avançados;
- Efetuar a gestão do imobilizado, garantindo o registo atempado e permanente de todos os bens de imobilizado da ULS RL, bem como de outros bens que não sejam de sua propriedade, mas cujo uso lhe esteja afeto.
O Serviço de Aprovisionamento é constituído por:
– Uma área responsável pelo desenvolvimento de todos os procedimentos aquisitivos, emissão de notas de encomenda e conferência de faturas;
– Uma área responsável pelo armazenamento e gestão dos stocks.
Serviço de Gestão de Utentes
Direção de Serviço:
Dra. Ana Isa Valentim
Localização do Serviço:
Piso 00 – HSA
Contactos do Serviço:
244 817 024
Horário do Secretariado:
9h00 às 17h00 (dias úteis)
Caracterização:
b. Garantir a conformidade e uniformização dos procedimentos e registos administrativos de admissão e encaminhamento dos utentes, de acordo com as regras aplicáveis e em vigor na instituição e no SNS;
c. Contribuir para a Integração de cuidados e serviços, facilitando a articulação entre áreas produtivas, para a cabal satisfação das necessidades do utente;
d. Assegurar que o atendimento administrativo é efetuado em tempo, com qualidade e humanização;
e. Proceder à emissão de avisos de cobrança de taxas moderadoras e taxas sanitárias não pagas no ato.
Serviço de Gestão Financeira
Direção de Serviço:
Dra. Márcia Pinheiro
Localização do Serviço:
Piso 00 – HSA
Contactos do Serviço:
244 817 011
Horário do Secretariado:
9h30 às 12h00 e das 14h30 às 16h00 (dias úteis)
Caracterização:
O Serviço de Gestão Financeira tem por função apoiar o Conselho de Administração na formulação da política de gestão financeira e executar os planos financeiros e de tesouraria aprovados. Compete ao Serviço de Gestão Financeira, nomeadamente:
a. Produzir a informação de natureza orçamental, financeira e contabilística designadamente, os documentos de prestação de contas obrigatórios e demais informação solicitada pela tutela e por outras entidades;
b. Assegurar o cumprimento às obrigações fiscais da ULS RL;
c. Apoiar e disponibilizar a informação solicitada pelo Revisor Oficial de Contas e pelo Conselho Fiscal no trabalho desenvolvido no âmbito das auditorias.
Serviço de Gestão de Recursos Humanos
Direção de Serviço:
Dra. Elisabete Henriques
Localização do Serviço:
Piso 00 – HSA
Contactos do Serviço:
244 817 012
Horário de Atendimento ao Público:
9h00 às 11h00 e das 14h00 às 15h30 (dias úteis)
Caracterização:
O Serviço de Gestão de Recursos Humanos tem por função apoiar o Conselho de Administração na definição da política de recursos humanos e na gestão do respetivo plano. Compete ao Serviço de Gestão de Recursos Humanos, nomeadamente:
a. Gerir o mapa de pessoal da organização, nas suas vertentes pública e privada, garantindo a execução de todos os procedimentos, do recrutamento à aposentação;
b. Garantir a legalidade de todos os processos de recrutamento, seleção e contratação de recursos humanos, assegurando o cumprimento de todas as obrigações legais em matéria de recursos humanos;
c. Gerir, quando se aplica, a assiduidade dos profissionais, bem como assegurar o seu registo e pugnar pela legalidade dos horários de trabalho de todos os profissionais, procedendo ao controlo e monitorização dos mesmos;
d. Garantir a prossecução da avaliação de desempenho dos profissionais, de acordo e nos termos da legislação vigente;
e. Processar os vencimentos, remunerações acessórias e respetivos encargos.
Serviço de Instalações e Equipamentos
Direção de Serviço:
Dr. Pedro Faria
Localização do Serviço:
Edifício SIE
Contactos do Serviço:
244 817 025
Horário do Secretariado:
9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 (dias úteis)
Caracterização:
O Serviço de Instalações e Equipamentos tem por função definir e implementar a política e os programas de manutenção aprovados, bem como proceder à sua monitorização, visando garantir a plena operacionalidade e funcionalidade técnica e económica desses meios operacionais, de acordo com as normas, regulamentos e legislação em vigor. Compete ao Serviço de Instalações e Equipamentos, nomeadamente:
a. Acompanhar o ciclo de vida dos equipamentos, no âmbito da responsabilidade da ULS RL, desde a aquisição até ao seu abate, participando na elaboração da política de investimento e gestão de instalações e equipamentos;
b. Acompanhar e avaliar os contratos de fornecimento de água e energias, de segurança e de manutenção, celebrados com entidades externas, no âmbito da responsabilidade da ULS RL;
c. Garantir e promover medidas, tendo em vista a conservação e manutenção das instalações, no âmbito da responsabilidade da ULS RL;
d. Elaborar pareceres de viabilidade de obras de remodelação e/ou ampliação, acompanhando a sua fiscalização na fase de execução, no âmbito da responsabilidade da ULS RL;
e. Gerir e assegurar os transportes de pessoas e bens.
Serviço de Planeamento e Apoio à Gestão
Direção de Serviço:
Dra. Susana Gaspar
Localização do Serviço:
Piso 00 – HSA (Sala 00150 e 00152)
Contactos do Serviço:
244 817 000
Caracterização:
O Serviço de Planeamento e Apoio à Gestão é uma estrutura de apoio ao Conselho de Administração e tem a seu cargo a elaboração dos documentos de suporte ao planeamento estratégico e operacional da ULS RL, e o controlo da sua execução. Compete ao Serviço de Planeamento e Apoio à Gestão, nomeadamente:
a. Elaborar o plano de desenvolvimento organizacional e outros instrumentos de gestão previsional, em articulação com todo os serviços da ULS RL, e garantir o acompanhamento da sua execução numa ótica de controlo de gestão;
b. Prestar assessoria aos serviços e/ou unidades funcionais no processo de contratualização interna entre aqueles e o Conselho de Administração, alertando para tendências de evolução do desempenho;
c. Prestar informação periódica sobre a atividade da ULS RL aos órgãos de gestão internos, bem como preparar resposta a pedidos de informação de entidades externas.
Serviço de Segurança e de Saúde no Trabalho
Direção de Serviço:
Dra. Ana Paula Pereira
Localização do Serviço:
Piso 00 – HSA
Contactos do Serviço:
244 817 000
Horário do Secretariado:
09h00 às 17h00 (dias úteis)
Caracterização:
O Serviço de Segurança e de Saúde no Trabalho (SSST) é uma estrutura que tem por objetivo garantir o cumprimento das obrigações legais no âmbito respetivo, em particular as definidas no regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho, e como tal:
a. Planear a prevenção, integrando a todos os níveis avaliação dos riscos e respetivas medidas de prevenção;
b. Proceder à avaliação dos riscos, elaborando os respetivos relatórios;
c. Elaborar o plano de prevenção de riscos profissionais, bem como planos detalhados de prevenção e proteção exigidos por legislação específica;
d. Colaborar na conceção de locais, métodos e organização do trabalho, bem como na escolha e na manutenção de equipamentos de trabalho;
e. Supervisionar a instalação e manutenção da sinalização de segurança;
f. Realizar exames de vigilância da saúde, elaborando os relatórios e as fichas de aptidão;
g. Coordenar as medidas a adotar em caso de perigo grave e iminente;
h. Vigiar as condições de trabalho de trabalhadores em situações mais vulneráveis;
i. Conceber e desenvolver o programa de informação para a promoção da segurança e saúde no trabalho, promovendo a integração das medidas de prevenção nos sistemas de informação e comunicação da ULS RL;
j. Apoiar as atividades de informação e consulta dos representantes dos trabalhadores para a segurança e saúde no trabalho ou, na sua falta, dos próprios trabalhadores;
k. Assegurar ou acompanhar a execução das medidas de prevenção, promovendo a sua eficiência e operacionalidade;
l. Organizar os elementos necessários às notificações obrigatórias;
m. Elaborar as participações obrigatórias em caso de acidente de trabalho ou doença profissional;
n. Coordenar ou acompanhar auditorias e inspeções internas;
o. Analisar as causas de acidentes de trabalho ou da ocorrência de doenças profissionais, elaborando os respetivos relatórios;
p. Recolher e organizar elementos estatísticos relativos à segurança e à saúde no trabalho.
Serviço de Sistemas de Informação
Direção de Serviço:
Eng. Vítor Marto
Localização do Serviço:
Piso 00 – HSA
Contactos do Serviço:
244 817 043
Caracterização:
O Serviço de Sistemas de Informação (SSI) gere e coordena a prestação dos serviços das Tecnologias de Informação e Comunicação, sendo responsável pela operacionalização e gestão de todos os recursos informáticos, infraestrutura de rede e sistemas de informação, apoiando e promovendo a sua inovação e utilização junto de todos os colaboradores da ULS RL. Compete ao SSI, nomeadamente:
a. Planear e avaliar o impacto, organizacional e tecnológico, dos sistemas de informação e das infraestruturas tecnológicas, colaborando nos estudos de suporte às decisões de implementação de processos e sistemas informáticos, e nas especificações dos bens e serviços a contratar;
b. Assegurar a implementação, acompanhamento e monitorização dos sistemas e tecnologias de informação, promovendo a sua gestão, exploração e continuada adequação aos objetivos da organização, promovendo a formação e o apoio a utilizadores;
c. Definir e desenvolver as medidas necessárias à segurança da informação e especificar as normas de salvaguarda e de recuperação da informação;
d. Definir e aplicar as medidas necessárias para proteger os ativos informáticos relevantes (computadores, servidores, sistemas, redes, dados, dispositivos móveis, outros) contra ataques maliciosos e especificar as normas de recuperação em caso de ciberataque;
e. Apoiar os utilizadores na operação dos equipamentos, sistemas e tecnologias de informação, e definir e divulgar os procedimentos de uso geral necessários a uma fácil e correta utilização dos mesmos;
f. Assegurar a compatibilidade interna e externa dos equipamentos, sistemas e aplicações, promovendo a interoperabilidade entre os mesmos, recorrendo aos standards internacionais;
g. Assegurar o cumprimento dos requisitos, decretos-lei, normas (internas e externas) e regulamentos legalmente exigidos, nomeadamente mas não exclusivamente as relativas à Cibersegurança;
h. Promover e gerir os contratos de manutenção dos equipamentos, aplicações e serviços informáticos, assegurando a monitorização e garantindo o cumprimento dos níveis de serviço contratados.
Serviços Hoteleiros e de Apoio Geral
Direção de Serviço:
Dra. Joana Dias
Localização do Serviço:
Edifício SIE
Contactos do Serviço:
244 817 000
Caracterização:
Os Serviços Hoteleiros e de Apoio Geral têm como missão gerir eficientemente as suas áreas de atuação de acordo com os níveis de serviço definidos, as melhores práticas e as necessidades contratuais, procurando racionalizar os gastos associados. Assegura também o cumprimento da legislação e das normas do Sistema de Gestão da Qualidade em vigor.
No âmbito das suas funções, e em articulação com os restantes serviços da ULSRL, os SHAG asseguram o cumprimento dos contratos celebrados com os prestadores externos nas áreas de Alimentação, Higiene e Limpeza, Vigilância Humana, Resíduos Hospitalares, Manutenção dos Espaços Verdes e Tratamento e Distribuição de Roupa e as atividades de controlo de pragas (desinfestação). Compete aos Serviços Hoteleiros e de Apoio Geral, nomeadamente:
a. Controlar e monitorizar os contratos das diferentes áreas de atuação, nomeadamente através da análise da atividade desenvolvida pelos prestadores de serviços externos face ao estabelecido contratualmente;
b. Reportar ao Conselho de Administração o desempenho de cada área de atuação, face ao período homólogo e aos objetivos definidos, através da elaboração de relatórios anuais;
c. Propor e implementar medidas que visem a melhoria, otimização e rentabilização dos recursos humanos, materiais e físicos afetos a cada área, aumentando a eficiência dos serviços prestados.
Gabinete de Educação e Formação Permanente
Direção de Serviço:
Dra. Sandra Cabete
Localização do Serviço:
Piso 00 – HSA
Contactos do Serviço:
244 817 000
Horário do Secretariado:
08h30 às 16h30 (dias úteis)
Caracterização:
Compete ao GEFOP, nomeadamente:
a. Efetuar o diagnóstico de necessidades de formação contínua;
b. Elaborar o plano de formação anual ou plurianual, de acordo com o diagnóstico de necessidades efetuado;
c. Propor ao conselho de administração a aprovação do plano de formação, devidamente orçamentado;
d. Executar as políticas de formação e de desenvolvimento profissional aprovadas pelo conselho de administração;
e. Planear, divulgar, executar e avaliar as atividades formativas;
f. Elaborar anualmente o relatório de gestão da formação;
g. Planear as candidaturas a projetos formativos cofinanciados pelos fundos comunitários ou por outras fontes de financiamento externo, tendo em vista a obtenção de apoio financeiro para as ações de formação, assim como coordenar a sua execução;
h. Gerir o processo inerente aos estágios curriculares a realizar na instituição, com exceção dos estágios de alunos de medicina e estágios no âmbito do Internato Médico, ou de médicos;
i. Gerir a utilização das instalações e equipamento, quer pelos serviços internos quer por entidades externas.