Internamento

Desde a admissão até à alta, o doente e a sua família devem ser continuamente informados sobre o planeamento da sua alta. Durante o internamento do doente, os profissionais têm contactos com o mesmo e a sua família, ou pessoa em quem delegue, no sentido de serem informados, duma forma clara e acessível, de toda a situação e de tudo aquilo que o doente vai necessitar no domicílio após a alta.

O que devo saber sobre o momento da minha alta?

Se possível traga um familiar próximo para que também ele ouça as instruções que lhe vão ser dadas.

O seu médico entregar-lhe-á uma informação clínica que consiste no resumo do tratamento e do seu estado de saúde.

Caso necessite de cuidados de enfermagem deverá ser-lhe entregue uma informação de como se devem realizar esses cuidados, devendo esclarecer todas as dúvidas com o seu médico e/ou enfermeiro. Não hesite em perguntar!

Será informado, assim como a sua família da data prevista da alta, desde a primeira avaliação, num período máximo de 24 ou 72 horas em caso de feriado e fins-de-semana.
Serão igualmente informados caso ocorra uma reavaliação do estado do doente, que justifique uma modificação do planeamento inicial.

Caso necessite de cuidados continuados, ajuda domiciliária, reabilitação, ou qualquer outro tipo de apoio, as alternativas são apresentadas. As consequências financeiras e as possibilidades de ajuda financeiras são explicadas e avaliadas.

Em caso de doença crónica será informado assim como à sua família da existência de associações de doentes com doenças crónicas e serão disponibilizados os contactos dessas associações.

Em caso de ser transferido para outra instituição, toda a sua documentação necessária para garantir a continuidade dos cuidados é comunicada à instituição recetora.

Que documentos me devem ser entregues no dia da minha alta?

  • Nota da Alta (médica, de enfermagem e/ou outros profissionais de saúde)
  • Prescrições
  • Marcação de Consultas
  • Marcação de Exames
  • Marcação de Tratamentos (elaborados por cada profissional envolvido no processo de cuidados do doente)

Atenção: Caso necessite de uma declaração de internamento deve solicitá-la no momento da sua alta!

Enquanto estiver no Hospital, será atendido por uma equipa de vários profissionais, que em conjunto se preocupam em proporcionar-lhe os melhores cuidados. A sua família faz, também, parte desta equipa no seu tratamento!

Como sou informado do dia do meu internamento?

Quando o seu médico decidir o dia em que deve ser internado será informado por carta e/ou por telefone pela secretária do serviço onde vai permanecer. Não se esqueça que deve informar a sua entidade patronal que vai ser internado.

Se o seu internamento se dever a um caso urgente, permanecerá de imediato no Hospital.

Que documentos devo trazer no dia do meu internamento?

  • Cartão de Cidadão, ou alternativa;
  • Bilhete de Identidade ou outro elemento de identificação;
  • Cartão do Serviço Nacional de Utente;
  • Cartão de Beneficiário ou de outra entidade responsável (ADSE, SMAS, SSMJ, Seguros, etc.);
  • Cartão de Contribuinte;
  • Cartão do Hospital;
  • Cartão Europeu do Seguro de Doença (CESD), se se aplicar.

Atenção, se o motivo que originou o seu internamento está relacionado com um acidente (de viação, de trabalho, escolar ou desportivo) deve entregar os elementos relativos à companhia de seguros responsável pelas despesas hospitalares (nome da companhia de seguros, número de apólice e entidade segurada). Caso não entregue estes elementos terá que efetuar o pagamento da despesa.

Onde me devo dirigir no dia em que vou ser internado?

Deve dirigir-se à receção na entrada principal do Hospital, dizendo que vai ser internado e qual o serviço que o convocou.
No Serviço, o enfermeiro e a secretária de unidade procederão ao acolhimento e às formalidades administrativas. O seu familiar poderá acompanhá-lo nesta fase.
O enfermeiro dar-lhe-á informações importantes acerca da sua permanência no serviço, altura em que pode colocar outras questões.
Será confirmado o seu historial de alergias, e se interrompeu os medicamentos conforme indicação médica, se for o caso.

Se o meu internamento se dever a uma cirurgia, o que tenho que saber?

Deve informar o cirurgião acerca da sua saúde:

  • as doenças crónicas que tem;
  • os medicamentos que atualmente está a tomar;
  • qualquer alergia que tenha feito a qualquer medicamento;
  • as intervenções cirúrgicas a que já foi submetido;
  • apresentar qualquer relatório que tenha sobre algum incidente médico-anestésico;
  • explicitar quaisquer objeções religiosas que possam condicionar o ato cirúrgico.

Aproximadamente 30 minutos antes da hora da cirurgia é encaminhado para o Bloco Operatório. No final da intervenção será transferido para a sala de recobro.

No dia anterior à sua cirurgia deve ter em atenção que:

  • deve respeitar 6 a 8 horas de jejum (não come nem bebe nada nesse período);
  • deve tomar banho antes de vir para o Hospital;
  • deve trazer roupa e calçado confortável – no regresso a casa vai ser especialmente importante;
    deve trazer as suas coisas de higiene, um roupão e chinelos. É importante que traga um livro, ou um dispositivo que lhe permita ouvir música sem que isso incomode os outros doentes.
  • não corte os pelos da região anatómica em que vai ser operado. Se for necessário nós faremos a tricotomia na altura e na área correta;
  • durma uma noite tranquila. É fundamental vir sereno e repousado;
  • sempre que possível venha acompanhado por um familiar. Nestas alturas a presença de família é indispensável!

O que devo trazer no dia em que for internado?

  • Deve trazer roupa e calçado confortável;
  • Durante o internamento, pode utilizar a sua roupa pessoal (pijama, roupão, chinelos, toalha) e assegurar-se de que a sua família a irá substituindo;
  • Deve trazer os seus objetos de higiene pessoal (escova de dentes, pasta de dentes, pente,…);
    Se por razões médicas, não puder utilizar a sua própria roupa ou se tiver dificuldades na lavagem da mesma, o hospital poderá fornecer-lhe a roupa de que necessita;
  • Evite trazer, por razões de segurança, objetos de valor. Não é da responsabilidade do hospital a guarda dos seus bens pessoais;
  • Evite trazer comida. Se tiver fome ou sede questione o enfermeiro sobre o que pode comer ou beber.

O que vou comer durante o meu internamento?

  • Sempre que a sua dieta o permita, e da nossa parte seja possível, tentaremos ter em consideração as suas preferências;
  • Não esqueça que a refeição faz parte do tratamento e que poderá ser necessário grandes períodos de jejum (por motivo de realização de um exame, de uma cirurgia, ou outro qualquer);
  • Não deverá trazer nem pedir que lhe tragam alimentos ou bebidas.
  • Horário das refeições:

Pequeno-almoço: 08h00 – 09h00
Almoço: 12h30 – 13h30
Lanche: 16h00 – 17h00
Jantar: 19h00 – 20h00
Ceia: 21h00 – 22h00

Como ser informado sobre o meu estado clínico?

É um direito seu, ou de alguém por si designado, saber informações sobre a evolução do seu estado de saúde. Recomendamos que identifique a pessoa que escolheu como seu representante e respetivo contacto telefónico.
O horário para solicitar este tipo de informações ao médico assistente encontra-se afixado em cada serviço.

Saiba também que:

  • Ao dar entrada no serviço deve informar a equipa sobre todos os medicamentos que toma, trazendo os elementos de informação médica (exames, relatórios e medicamentos) que tiver em seu poder;
  • Para que possa participar nas tomadas de decisão, ou sua família, se assim o desejar, deverá informar-se junto do seu médico assistente sobre os motivos de internamento, condições médicas encontradas durante a avaliação, cuidados e tratamentos que requerem consentimento informado;
  • Tem que consentir que lhe sejam realizados todos os procedimentos mediante assinatura em impresso próprio, confirmando que os mesmos lhe foram devidamente explicados;
  • Toda a medicação que deverá fazer durante o seu internamento é administrada pelos enfermeiros do serviço;
  • Deve respeitar a hora do silêncio desligando o rádio, televisão e luzes, a partir das 23 horas;
  • Deve seguir com rigor as orientações/conselhos do médico e do enfermeiro.

Desde a admissão até à alta, o doente e a sua família devem ser continuamente informados sobre o planeamento da sua alta. Durante o internamento do doente, os profissionais têm contactos com o mesmo e a sua família, ou pessoa em quem delegue, no sentido de serem informados, duma forma clara e acessível, de toda a situação e de tudo aquilo que o doente vai necessitar no domicílio após a alta.

O que devo saber sobre o momento da minha alta?

Se possível traga um familiar próximo para que também ele ouça as instruções que lhe vão ser dadas.

O seu médico entregar-lhe-á uma informação clínica que consiste no resumo do tratamento e do seu estado de saúde.

Caso necessite de cuidados de enfermagem deverá ser-lhe entregue uma informação de como se devem realizar esses cuidados, devendo esclarecer todas as dúvidas com o seu médico e/ou enfermeiro. Não hesite em perguntar!

Será informado, assim como a sua família da data prevista da alta, desde a primeira avaliação, num período máximo de 24 ou 72 horas em caso de feriado e fins-de-semana.
Serão igualmente informados caso ocorra uma reavaliação do estado do doente, que justifique uma modificação do planeamento inicial.

Caso necessite de cuidados continuados, ajuda domiciliária, reabilitação, ou qualquer outro tipo de apoio, as alternativas são apresentadas. As consequências financeiras e as possibilidades de ajuda financeiras são explicadas e avaliadas.

Em caso de doença crónica será informado assim como à sua família da existência de associações de doentes com doenças crónicas e serão disponibilizados os contactos dessas associações.

Em caso de ser transferido para outra instituição, toda a sua documentação necessária para garantir a continuidade dos cuidados é comunicada à instituição recetora.

Que documentos me devem ser entregues no dia da minha alta?

  • Nota da Alta (médica, de enfermagem e/ou outros profissionais de saúde)
  • Prescrições
  • Marcação de Consultas
  • Marcação de Exames
  • Marcação de Tratamentos (elaborados por cada profissional envolvido no processo de cuidados do doente)

Atenção: Caso necessite de uma declaração de internamento deve solicitá-la no momento da sua alta!