Rede Nacional de Cuidados Continuados

A equipa de gestão de altas (EGA) é uma equipa hospitalar multidisciplinar que avalia e confirma a proposta de referenciação dos utentes para as unidades e equipas da RNCCI de acordo com a Portaria nº 50/2017, de 2 de fevereiro. As equipas referidas no número anterior asseguram a articulação com as equipas terapêuticas hospitalares para a programação das altas hospitalares e a articulação com as Equipas Coordenadoras Locais e Regionais. A EGA deve integrar, no mínimo, dois médicos, um dos quais psiquiatra, dois enfermeiros, um dos quais especialista em saúde mental e um assistente social e uma assistente social do Serviço de Psiquiatria.
A EGA encontra-se na dependência direta do Conselho de Administração da ULS RL, conforme previsto na legislação em vigor.

A Equipa Coordenadora Local da Região de Leiria (ECL RL) é uma equipa multidisciplinar da Rede Nacional Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), que articula com a coordenação a nível regional, assegurando o acompanhamento e a avaliação da rede a nível local, bem como a articulação e coordenação dos recursos e atividades, no seu âmbito de referência. Os elementos que integram a ECL RL são designados pelo Conselho de Administração por um período de 3 anos, renovável. A ECL RL é composta por Médicos, Enfermeiros Especialistas e Assistentes Sociais, um dos quais designado pelo ISS, nos termos da legislação aplicável.
A equipa deve ainda integrar um Médico Psiquiatra, Enfermeiro Especialista de Saúde Mental e Psiquiátrica e um Assistente Social. A ECL RL encontra-se na dependência direta do Conselho de Administração da ULS RL conforme previsto na legislação em vigor.

A Unidade de Convalescença (UC) é composta por uma equipa multidisciplinar da responsabilidade dos Cuidados Hospitalares e é dirigida a pessoas que já não necessitam de cuidados hospitalares, mas que devido a uma situação de doença súbita ou ao agravamento duma doença ou deficiência crónica, requeiram cuidados de saúde que, pela sua frequência, complexidade ou duração, não possam ser prestados no domicílio. A UC insere-se na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) e assegura:

– cuidados médicos permanentes;
– cuidados de enfermagem permanentes;
– exames complementares de diagnóstico, laboratoriais e radiológicos;
– prescrição e administração de medicamentos;
– cuidados de fisioterapia, terapia da fala e terapia ocupacional;
– apoio psicológico e social;
– outros cuidados de saúde, quando apropriado;
– higiene, conforto e alimentação;
– convívio e lazer.

A UC está na dependência do Serviço de Medicina Física e Reabilitação.

A Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) é uma equipa multidisciplinar da responsabilidade dos Cuidados de Saúde Primários para a prestação de serviços domiciliários, decorrentes da avaliação integral, de cuidados médicos, de enfermagem, de reabilitação e de apoio social, ou outros, a pessoas em situação de dependência funcional, doença terminal ou em processo de convalescença, com rede de suporte social, cuja situação não requer internamento, mas que não podem deslocar-se de forma autónoma.

A ECCI é uma equipa domiciliária que se insere na RNCCI. O objetivo desta equipa é promover e/ou recuperar a saúde dos utentes com necessidade de cuidados continuados, em situação de dependência ou em risco de perda de autonomia até aos cuidados terminais e paliativos, mantendo a sua autonomia no seu ambiente habitual de vida. A referenciação é efetuada pela EGA e pelas equipas das unidades funcionais do DCSP – Unidades de Saúde Familiar/Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados, mas precisa sempre da validação por parte ECL.

O que assegura a ECCI:
– Cuidados domiciliários de enfermagem e médicos de natureza preventiva, curativa, reabilitadora e ações paliativas, devendo as visitas dos clínicos serem programadas, regulares e ter por base as necessidades detetadas;
– Cuidados de reabilitação envolvendo profissionais da área da reabilitação de acordo com o Plano Individual de Cuidados acordado;
– Apoio psicossocial e ocupacional envolvendo os familiares e outros prestadores de cuidados da área da saúde mental, do comportamento, das ciências ocupacionais e do serviço social;
– Intervenção no sentido de capacitar os doentes, familiares e cuidadores de competências e habilidades para responder às necessidades em saúde detetadas;
– Coordenação e gestão de casos com outros recursos de saúde e sociais.

A ECCI está na dependência das UCC.