ULS Região de Leiria reforça colaboração com as ERPI da região
A Unidade Local de Saúde Região de Leiria (ULSRL) reforçou a articulação com as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) da sua área de abrangência, numa reunião de trabalho conjunta, promovida pelo presidente do Conselho de Administração da ULSRL, Manuel José Carvalho, e pelo diretor da Segurança Social de Leiria, João Paulo Pedrosa, que decorreu no passado dia 13 de novembro.
A iniciativa insere-se no âmbito do Hospital Domicílio Sénior – Unidade de Suporte Ambulatório, um projeto inovador, coordenado pela médica internista Diana Moura Teixeira, que teve início em junho deste ano, e cuja intervenção piloto abrangeu inicialmente nove ERPI, apoiando 500 utentes destas Instituições. Brevemente, o projeto será alargado a mais 10 ERPI, duplicando a capacidade de resposta assistencial com 600 utentes adicionais.
Durante o encontro foram partilhados os primeiros resultados do projeto, discutido o Plano Sazonal de Inverno e reforçada a importância de melhorar a comunicação entre instituições, apoiar a gestão de situações clínicas complexas e reduzir a afluência não urgente ao Serviço de Urgência.
A participação da Unidade de Suporte Ambulatório Sénior, do grupo de trabalho do Plano Sazonal de Inverno, do Serviço de Urgência Geral da ULSRL, com a presença do seu diretor, José Manuel Almeida, juntamente com a Proteção Civil e a Segurança Social de Leiria, reforçou o compromisso conjunto em construir uma rede de cuidados mais próxima, integrada e eficiente.





