ULS Região de Leiria promove sessão sobre acessos indevidos e ética no acesso à informação clínica

No âmbito das comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro, realizou-se no Auditório do Hospital de Santo André a sessão “Acessos Indevidos: O Papel da Instituição (Dever de Vigilância)”, promovida pela Comissão de Ética para a Saúde da ULS Região de Leiria.

A sessão de abertura contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração da ULSRL e do Enfermeiro Diretor e Presidente da Comissão de Ética para a Saúde sublinhando a importância institucional da ética, da proteção da informação clínica e da responsabilidade profissional no acesso aos dados de saúde.
 
A sessão moderada por Pedro Sousa – Comissão de Ética para a Saúde da ULSRL, teve como participantes: Daniela Marques Dias – Centro de Direito Biomédico de Coimbra, Valter Amorim – Presidente do Conselho Diretivo da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros, Lúcia Santos – Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Farmacêuticos, Lara Sofia Sutil Saraiva – Representante da Ordem dos Médicos e Vítor Marto – Diretor do Serviço de Sistemas de Informação da ULSRL
 
A iniciativa promoveu uma reflexão multidisciplinar sobre o dever de vigilância institucional, o sigilo profissional, a rastreabilidade de acessos e as implicações éticas, disciplinares e legais associadas ao acesso indevido à informação clínica.
 
Num contexto de crescente digitalização dos cuidados de saúde, reforça-se a importância de uma cultura institucional assente na ética, responsabilidade e segurança da informação, garantindo a confiança dos cidadãos e a proteção dos seus dados.