Unidade de Saúde Pública promove rastreio de saúde visual infantil em Porto de Mós

A Unidade de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria está a realizar, até ao próximo dia 10 de outubro, um Rastreio de Saúde Visual Infantil no Centro de Saúde de Porto de Mós, dirigido a crianças com 2 e 4 anos de idade, nascidas em 2021 e 2023.

Este rastreio é gratuito e visa identificar precocemente fatores de risco para ambliopia (“olho preguiçoso”), uma condição que pode comprometer o desenvolvimento da visão se não for tratada em tempo útil.

Uma iniciativa que marca também a estreia de um novo equipamento de rastreio visual, recentemente adquirido pela ULSRL, num investimento de cerca de 10.000 euros, que permite uma avaliação mais precisa, segura e confortável para a criança. A ULS da Região de Leiria conta atualmente com três equipamentos dedicados ao rastreio visual infantil.

O exame consiste na captação de uma imagem fotográfica dos olhos, com uma duração de cerca de um minuto, sem contacto físico direto e a uma distância aproximada de um metro. Caso sejam detetadas alterações, a criança será automaticamente encaminhada para uma Consulta de Oftalmologia Pediátrica no Hospital de Leiria, garantindo uma resposta célere e especializada.

Os primeiros rastreios realizados contaram com a presença e acompanhamento do Diretor do Centro de Responsabilidade Integrada de Oftalmologia, Dr. João Paulo Castro de Sousa, do Diretor do Departamento de Saúde Pública, Dr. Rui Passadouro, e do Presidente do Conselho de Administração da ULSRL, Dr. Manuel José de Carvalho.

Esta ação insere-se na estratégia da ULSRL de promoção da saúde preventiva e investimento em inovação tecnológica, com o objetivo de garantir um acesso mais equitativo, precoce e eficaz aos cuidados de saúde.