ULS da Região de Leiria formaliza protocolo com a associação Palhaços D’Opital
Visita artística semanal dedicada a adultos, seniores e comunidade hospitalar
A Unidade Local de Saúde da Região de Leiria formalizou neste mês de outubro um protocolo de colaboração com os Palhaços D’Opital, que preconiza a uma visita semanal a utentes adultos e seniores internados no Hospital de Santo André, em Leiria, e comunidade hospitalar. Até ao final do presente ano, estes artistas visitam os internamentos de Cirurgia Geral e de Gastro/Pneumologia, e a partir de 2025, as visitas passam a englobar novos internamentos no HSA, bem como, o Hospital Distrital de Pombal, o Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira e ainda a Unidade de Internamento de Doentes de Evolução Prolongada em Psiquiatria (UIDEPP), nos Andrinos.
O protocolo tem como objetivo proporcionar momentos de alegria, humor, afetos e bem-estar aos doentes e profissionais da ULSRL, contribuindo para a humanização dos serviços hospitalares, através das visitas semanais.
«Vemo-nos como uma organização de artistas profissionais que criam performances artísticas, pensadas, desenhadas, estruturadas, seguindo as regras do ambiente hospitalar. Os nossos doutores D’Opital têm formação na área do teatro ou na área da música, e quando entram na associação têm uma formação intensiva, com aulas de canto e de música, e trabalham as performances artísticas», explicou Isabel Rosado, presidente da Palhaços D’Opital.
«Criamos as nossas dinâmicas pensando em patologias como a demência, porque é das mais específicas que nós temos. Como a maior parte das pessoas que visitamos têm idades compreendidas entre os 80 e 90 anos, têm as memórias mais frescas dos primeiros 20 anos de vida, como dizem os estudos, e temos em conta essa época e o enquadramento geográfico do hospital. E onde é que entra o palhaço? Com o nariz de palhaço, chamada a mais pequena máscara do mundo, veste uma bata como um profissional que está no hospital, com figurinos muito coloridos, alusivos à década de 60, e é por aí que abrimos as portas das memórias com quem nos vamos cruzar», continuou Isabel Rosado. «O nosso objetivo é que as pessoas, por momentos, se foquem no seu lado saudável, através da alegria, do humor, com os afetos, com a música. Começamos por bater à porta e pedimos licença para entrar. E isto tem um grande impacto nas pessoas, devolve-lhes autonomia no poder da escolha.»
Jorge Rosado, vice-presidente e diretor artístico da Palhaços D’Opital, salientou ainda que esta é uma forma de «devolver aos nossos mais velhos o respeito que merecem, e dar todo o nosso amor e carinho. A sociedade tem sido bastante injusta com eles».
Andreia Correia, presidente da Comissão de Humanização da ULSRL, sublinha que «este protocolo há muito era desejado, pois temos plena consciência que muitas vezes os adultos e os seniores são esquecidos pela sociedade no meio da sua tristeza de estarem internados. Estas visitas semanais vêm alegrar doentes e profissionais, o que para nós é a simbiose perfeita».
Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração (CA) da ULSRL, assumiu que «fico satisfeito por a nossa equipa estar maior, mais qualificada, mais diferenciada, e estão também a conseguir contribuir ao nível do que é a vossa intervenção para uma melhoria da recuperação dos nossos doentes.»
«Esta cerimónia serve também para sinalizar o apreço e o reconhecimento que o Conselho de Administração tem por estas questões e pelo trabalho em geral que a Comissão de Humanização tem feito ao longo do tempo. Temos também muito orgulho na capacidade, na resiliência, na disponibilidade que a equipa de Humanização tem tido. Que a Comissão continue a despertar novos olhares, novas experiências, novas iniciativas porque, de facto, o nosso dia a dia hospitalar é muito acelerado e deixa sempre pouco tempo para ouvir e pensar em coisas diferentes. Estas iniciativas visam cortar com o ambiente institucional pesado que as unidades de saúde têm.» O presidente do CA terminou a sessão protocolar com um agradecimento especial aos Serviços que vão agora receber a Palhaços D’Opital.
