Novo programa de colocação de “bombas de insulina”

O Centro de Tratamento com dispositivos de perfusão subcutânea contínua de insulina da ULS da Região de Leiria (CT PSCI – ULSRL) iniciou já o primeiro programa do conjunto de quatro previstos, para os primeiros 3 meses de 2025, pelo Serviço de Pediatria, para colocação de novas “bombas de insulina”.
Estes programas englobam uma vertente formativa para as crianças e seus cuidadores, numa sessão onde os novos dispositivos são colocados e é iniciada a monitorização. O primeiro dia do programa é, também, dia de vários ensinamentos teóricos e práticos, para que as novas rotinas sejam apreendidas com sucesso.

Este novo dispositivo apresenta vantagens face ao anteriormente usado. Ester Gama, coordenadora do CT PSCI explica que nos sistemas integrados os utentes têm um sensor colocado no tecido subcutâneo que faz a leitura contínua da glicose intersticial e um sistema de perfusão contínua de insulina subcutânea (vulgarmente chamada de bomba de insulina), não sendo necessário o utente picar-se para avaliar a glicose nem picar-se para administrar a insulina, em cada refeição.A bomba recebe os valores da glicose que a monitorização envia, a cada 5 minutos, e mediante esse valor e a tendência de subida ou descida, prevê o que irá acontecer nos próximos 30 minutos e atua para evitar baixas ou subidas na glicémia, para além dos valores pretendidos, de forma automática, sem interferência dos utentes”.
Estes novos dispositivos tem vários benefícios, quer para os utentes quer para os seus cuidadores: a comodidade para o utente e famílias, a melhoria do controlo da Diabetes por aumentar a percentagem da glicémia que está dentro dos alvos pretendidos, durante as 24h do dia e, consequentemente, diminuição das complicações e evitar as hipoglicémias.

Destaca-se que o Centro de Tratamento com dispositivos de perfusão subcutânea contínua de insulina foi reconhecido no ano de 2018, sendo assegurado por duas equipas multidisciplinares dos Serviços de Pediatria (utentes em idade pediátrica) e Endocrinologia (utentes adultos), tendo iniciado a sua atividade em janeiro de 2019.
Desde que iniciou atividade que foram colocados um total de 139 dispositivos PSCI, 96 pelo Serviço de Pediatria e 43 pelo Serviço de Endocrinologia.
Atualmente o total de utentes em seguimento na ULS-RL são 95, 55 no Serviço de Pediatria e 40 no Serviço de Endocrinologia.

 

Link para o vídeo