Encontro CA e a Pró-Comissão de Utentes de Alcobaça
O Pró-Comissão de Utentes de Alcobaça reuniram, dia 7 de janeiro. Um encontro que serviu para a Pró-Comissão de Utentes conhecer as ideias e projetos do Conselho de Administração da ULS RL e apresentar as suas preocupações sobre a prestação de cuidados de saúde no Concelho de Alcobaça, “de forma positiva e construtiva” como referiu Rogério Raimundo.
Manuel José Carvalho, presidente do Conselho de Administração da ULSRL salientou a disponibilidade do atual Conselho de Administração para “ouvir todos e responder às necessidades da população. Estamos aqui para informar as pessoas e através de vós também o fazemos. Vamos ouvir as vossas preocupações, para encontrarmos a melhor solução”, garantiu Manuel José Carvalho.
Ouvidos os receios da Comissão de Utentes, nomeadamente face “ao encerramento da Unidade de Internamento de Curta Duração e de camas no Serviço de Medicina Interna”, estes foram esclarecidos pela Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares da ULSRL.
Catarina Faria explicou o funcionamento dos diferentes Serviços no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO). As consultas externas, que recebem especialistas de todas as áreas. “A prestação de serviços diferenciados com a deslocação de Especialistas ao Hospital de Alcobaça permite levar a resposta aos cidadãos e evitar que estes tenham de se deslocar a Leiria.”, afirmou.
A Diretora Clínica salientou, igualmente, a diferenciação da atividade do Bloco Operatório do HABLO que, em três blocos semanais, opera doentes de Ortopedia, numa dinâmica cujo fluxo de atividade tem permitido operar cidadãos de outras áreas geográficas.
Foi, ainda, destacada a realização de cirurgias de ambulatório de Dermatologia e Cirurgia Geral, mais duas Especialidades já a operarem em Alcobaça.
Foi também referenciado o Serviço de Cuidados Paliativos, um serviço de excelência e que é exemplo nacional.
Quanto à Unidade de Internamento de Curta Duração, Catarina Faria explicou que, “mesmo sem as camas de UICD reabertas, situação que deverá ocorrer muito em breve e em coordenação com o plano de contingência para o Inverno, os doentes que necessitam de procedimentos que obrigam a permanecer no Hospital ficam no Hospital de Alcobaça, com continuo acompanhamento médico”, garantiu a diretora clínica.
Foi ainda apresentado o projeto financiado pelo PRR para requalificação e promoção de maior eficiência energética, e que promoverá maior sustentabilidade ambiental, cujas obras se iniciarão em breve no Hospital de Alcobaça.
Os representantes da Pro-Comissão de Utentes de Alcobaça manifestaram a vontade de colaboração estreita na resolução dos problemas que forem detetados e reconheceram o investimento realizado no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira.
