Assinala-se a 7 de maio o Dia do Silêncio, uma data que pretende sensibilizar para a importância da redução do ruído nos diferentes contextos do quotidiano, incluindo o ambiente hospitalar, onde o descanso e a tranquilidade assumem um papel fundamental na recuperação e bem-estar dos doentes.
O ruído hospitalar é uma realidade constante no dia a dia das unidades de saúde. Sons de portas, telefones, conversas, equipamentos e televisões fazem parte do ambiente hospitalar, mas podem ter impacto significativo no conforto físico e emocional de quem se encontra internado.
O excesso de ruído contribui para o cansaço, aumenta os níveis de ansiedade e compromete o descanso, elemento essencial no processo de recuperação e humanização dos cuidados de saúde.
A assinalar esta data, reforça-se a importância de promover ambientes hospitalares mais tranquilos, acolhedores e respeitadores do descanso de doentes, profissionais e visitantes.
Porque descansar também é cuidar. Porque o silêncio também cura.