Comissão Local de Trauma implementa Via Verde e apresenta caso clínico de sucesso

A Comissão Local de Trauma da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) deu um passo importante na melhoria da resposta a vítimas de trauma grave, com a implementação da Via Verde Trauma, em funcionamento desde dia 1 de outubro de 2025, e participou numa reunião técnica sobre referenciação de doentes, apresentando um caso clínico de sucesso que evidenciou a articulação entre instituições hospitalares.

De acordo com a Comissão Local de Trauma da ULSRL, a implementação desta Via Verde representa um passo determinante para o reforço da segurança do doente e da qualidade dos cuidados prestados, estando alinhada com as melhores práticas nacionais e internacionais na área do trauma.

O novo modelo garante a disponibilidade permanente (24 horas por dia) de uma equipa multidisciplinar treinada, capaz de atuar de forma rápida, eficiente e estruturada em situações de emergência. Com a Via Verde Trauma agora em funcionamento, a ULSRL reforça o seu compromisso com a excelência clínica, promovendo uma resposta mais célere, estruturada e integrada aos doentes vítimas de trauma grave na Região.

No âmbito da sua atividade, a Comissão Local de Trauma participou também numa reunião técnica dedicada à abordagem e referenciação de doentes vítimas de trauma, onde apresentou um caso clínico real que demonstrou o sucesso da articulação entre instituições hospitalares.

O caso em destaque envolveu um utente que deu entrada na sala de emergência da ULSRL, tendo sido posteriormente referenciado e intervencionado no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC). O processo de reabilitação decorreu em Leiria, culminando com a alta clínica e recuperação funcional total para as atividades da vida diária.

Este exemplo serviu de base à reflexão sobre a importância da organização em rede dos cuidados hospitalares de trauma, evidenciando o impacto positivo da coordenação entre as Comissões Locais de Trauma das diferentes unidades de saúde.