Serviço de Urgência desenvolve projeto piloto “Eu ajudo.”
A Unidade Local de Saúde da Região de Leiria, E.P.E. (ULSRL) desenvolveu o projeto de voluntariado “Eu ajudo.”, uma iniciativa do Serviço de Urgência Geral que visa reforçar a humanização do atendimento, através da prestação de apoio não clínico, emocional e de orientação a doentes e acompanhantes.
O projeto, desenvolvido pelo Serviço de Urgência Geral da ULS da Região de Leiria, envolve como parceiro interinstitucional o Politécnico de Leiria, através da Escola Superior de Saúde (ESSLei) e da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS). No âmbito interno da ULSRL, o projeto “Eu ajudo.” conta ainda com o apoio do Serviço Social da ULS da Região de Leiria e com a colaboração da Liga dos Amigos da ULS da Região de Leiria.

No âmbito do projeto “Eu ajudo.”, os voluntários desempenham um papel exclusivamente não clínico, centrado no acolhimento, na orientação dentro do Serviço de Urgência, na facilitação da comunicação não técnica e na promoção de um ambiente mais tranquilo e humanizado. A sua atuação decorre sempre de forma articulada com as equipas de saúde, respeitando princípios éticos, normas de confidencialidade, segurança e limites rigorosos de intervenção.
O Politécnico de Leiria contribui para a seleção e formação específica dos voluntários, nomeadamente nas áreas da gestão de expectativas, comunicação, definição dos limites da atuação e autoproteção emocional, bem como no enquadramento do papel do Serviço Social, fundamental para a sinalização e o correto encaminhamento de situações socialmente complexas. A Liga dos Amigos da ULS da Região de Leiria colabora no enquadramento dos valores do projeto, na formação de base e no acompanhamento dos voluntários.
A primeira ação de formação do projeto “Eu ajudo.” decorreu hoje, dia 23 de janeiro, com a participação de cerca de três dezenas de voluntários, assinalando o início da implementação da iniciativa.
O projeto encontra-se atualmente em fase piloto, permitindo uma introdução progressiva e uma avaliação contínua da intervenção dos voluntários, com vista ao ajustamento do modelo à realidade concreta do Serviço de Urgência Geral da ULSRL.
A iniciativa “Eu ajudo.” surge, assim, como um complemento essencial ao processo global de reorganização, reforçando a dimensão humana, o acolhimento e o apoio não clínico a doentes e acompanhantes, em articulação com as restantes medidas estruturantes adotadas, contribuindo também para a melhoria no Serviço de Urgência Geral da ULSRL.

