Sou Utente
Internamento
Estou internado/aguardo internamento
Enquanto estiver no Hospital, será atendido por uma equipa de vários profissionais, que em conjunto se preocupam em proporcionar-lhe os melhores cuidados. A sua família faz, também, parte desta equipa no seu tratamento!
Como sou informado do dia do meu internamento?
Quando o seu médico decidir o dia em que deve ser internado será informado por carta e/ou por telefone pela secretária do serviço onde vai permanecer. Não se esqueça que deve informar a sua entidade patronal que vai ser internado.
Se o seu internamento se dever a um caso urgente, permanecerá de imediato no Hospital.
Que documentos devo trazer no dia do meu internamento?
- Cartão de Cidadão, ou alternativa;
- Bilhete de Identidade ou outro elemento de identificação;
- Cartão do Serviço Nacional de Utente;
- Cartão de Beneficiário ou de outra entidade responsável (ADSE, SMAS, SSMJ, Seguros, etc.);
- Cartão de Contribuinte;
- Cartão do Hospital;
- Cartão Europeu do Seguro de Doença (CESD), se se aplicar.
- as doenças crónicas que tem;
- os medicamentos que atualmente está a tomar;
- qualquer alergia que tenha feito a qualquer medicamento;
- as intervenções cirúrgicas a que já foi submetido;
- apresentar qualquer relatório que tenha sobre algum incidente médico-anestésico;
- explicitar quaisquer objeções religiosas que possam condicionar o ato cirúrgico.
- deve respeitar 6 a 8 horas de jejum (não come nem bebe nada nesse período);
- deve tomar banho antes de vir para o Hospital;
- deve trazer roupa e calçado confortável – no regresso a casa vai ser especialmente importante; deve trazer as suas coisas de higiene, um roupão e chinelos. É importante que traga um livro, ou um dispositivo que lhe permita ouvir música sem que isso incomode os outros doentes.
- não corte os pelos da região anatómica em que vai ser operado. Se for necessário nós faremos a tricotomia na altura e na área correta;
- durma uma noite tranquila. É fundamental vir sereno e repousado;
- sempre que possível venha acompanhado por um familiar. Nestas alturas a presença de família é indispensável!
- Deve trazer roupa e calçado confortável;
- Durante o internamento, pode utilizar a sua roupa pessoal (pijama, roupão, chinelos, toalha) e assegurar-se de que a sua família a irá substituindo;
- Deve trazer os seus objetos de higiene pessoal (escova de dentes, pasta de dentes, pente,…); Se por razões médicas, não puder utilizar a sua própria roupa ou se tiver dificuldades na lavagem da mesma, o hospital poderá fornecer-lhe a roupa de que necessita;
- Evite trazer, por razões de segurança, objetos de valor. Não é da responsabilidade do hospital a guarda dos seus bens pessoais;
- Evite trazer comida. Se tiver fome ou sede questione o enfermeiro sobre o que pode comer ou beber.
- Sempre que a sua dieta o permita, e da nossa parte seja possível, tentaremos ter em consideração as suas preferências;
- Não esqueça que a refeição faz parte do tratamento e que poderá ser necessário grandes períodos de jejum (por motivo de realização de um exame, de uma cirurgia, ou outro qualquer);
- Não deverá trazer nem pedir que lhe tragam alimentos ou bebidas.
- Horário das refeições:
- Ao dar entrada no serviço deve informar a equipa sobre todos os medicamentos que toma, trazendo os elementos de informação médica (exames, relatórios e medicamentos) que tiver em seu poder;
- Para que possa participar nas tomadas de decisão, ou sua família, se assim o desejar, deverá informar-se junto do seu médico assistente sobre os motivos de internamento, condições médicas encontradas durante a avaliação, cuidados e tratamentos que requerem consentimento informado;
- Tem que consentir que lhe sejam realizados todos os procedimentos mediante assinatura em impresso próprio, confirmando que os mesmos lhe foram devidamente explicados;
- Toda a medicação que deverá fazer durante o seu internamento é administrada pelos enfermeiros do serviço;
- Deve respeitar a hora do silêncio desligando o rádio, televisão e luzes, a partir das 23 horas;
- Deve seguir com rigor as orientações/conselhos do médico e do enfermeiro.
Tenho alta
Desde a admissão até à alta, o doente e a sua família devem ser continuamente informados sobre o planeamento da sua alta. Durante o internamento do doente, os profissionais têm contactos com o mesmo e a sua família, ou pessoa em quem delegue, no sentido de serem informados, duma forma clara e acessível, de toda a situação e de tudo aquilo que o doente vai necessitar no domicílio após a alta.
O que devo saber sobre o momento da minha alta?
Se possível traga um familiar próximo para que também ele ouça as instruções que lhe vão ser dadas.
O seu médico entregar-lhe-á uma informação clínica que consiste no resumo do tratamento e do seu estado de saúde.
Caso necessite de cuidados de enfermagem deverá ser-lhe entregue uma informação de como se devem realizar esses cuidados, devendo esclarecer todas as dúvidas com o seu médico e/ou enfermeiro. Não hesite em perguntar!
Será informado, assim como a sua família da data prevista da alta, desde a primeira avaliação, num período máximo de 24 ou 72 horas em caso de feriado e fins-de-semana.
Serão igualmente informados caso ocorra uma reavaliação do estado do doente, que justifique uma modificação do planeamento inicial.
Caso necessite de cuidados continuados, ajuda domiciliária, reabilitação, ou qualquer outro tipo de apoio, as alternativas são apresentadas. As consequências financeiras e as possibilidades de ajuda financeiras são explicadas e avaliadas.
Em caso de doença crónica será informado assim como à sua família da existência de associações de doentes com doenças crónicas e serão disponibilizados os contactos dessas associações.
Em caso de ser transferido para outra instituição, toda a sua documentação necessária para garantir a continuidade dos cuidados é comunicada à instituição recetora.
Que documentos me devem ser entregues no dia da minha alta?
- Nota da Alta (médica, de enfermagem e/ou outros profissionais de saúde)
- Prescrições
- Marcação de Consultas
- Marcação de Exames
- Marcação de Tratamentos (elaborados por cada profissional envolvido no processo de cuidados do doente)
Urgência
Venho à Urgência
Sabia que 40% dos doentes que recorrem aos nossos Serviços de Urgência não são urgentes?
O nosso Hospital está empenhado em servi-lo cada vez melhor. Atendê-lo mais rapidamente e com mais conforto, para que a sua vinda ao Serviço de Urgência seja breve e mais humanizada. Para isso, a sua colaboração é imprescindível, contribuindo para que o Serviço de Urgência seja realmente útil, e atenda apenas as situações mais urgentes.
Colabore!
Recorra ao Serviço de Urgência apenas quando se verificar uma situação de verdadeira urgência.
EVITE FALSAS URGÊNCIAS, PELA SUA SAÚDE
Quando devo recorrer às urgências?
- Situações clínicas que não podem ser resolvidas no exterior;
- Situações, previsivelmente, graves;
- Situações em que a demora de diagnóstico e/ou tratamento possa acarretar graves riscos para a saúde.
- Emergências: situações em que a vida do utente corra perigo (acidentes significativos, intoxicação, convulsões, etc.);
- Doenças súbitas: dor aguda, grande traumatismo, hemorragias, queimaduras, etc.;
- As Vias Verdes: Via Verde AVC, Via Verde Trauma, etc.;
- Doentes referenciados através dos Cuidados de Saúde Primários ou do Centro de Atendimento do Serviço Nacional de Saúde (linha Saúde 24), dentro do mesmo grau de prioridade.
Cirurgia
Tenho Cirurgia de Ambulatório agendada
A Unidade de Cirurgia Ambulatório pretende prestar cuidados de saúde a doentes que requerem uma intervenção cirúrgica ou um exame complementar de diagnóstico que não necessitem de pernoitar no Hospital. O período de internamento previsto é, em regra, inferior a 12 horas sendo horário de funcionamento da unidade, das 08h00 às 20h00.
Uma vez que na véspera da intervenção não pernoita no hospital, é muito importante que saiba alguma informação que se segue:
Porque é que a minha cirurgia é de Ambulatório?
Para ser intervencionado em regime de cirurgia de ambulatório, terá de reunir as seguintes condições mínimas:
- Aceitar ser intervencionado em ambulatório;
- Ter um adulto responsável; que o acompanhe nas primeiras 24h do pós-operatório;
- Meio de transporte individual para casa;
- Habitação com condições mínimas de conforto.
- Deverá saber qual a cirurgia que vai realizar;
- Para sua segurança, o seu médico do hospital deve saber todos os medicamentos que está a tomar, tratamentos que está a fazer, todas as doenças que sofreu e das alergias.
- Na véspera da intervenção, deverá fazer uma refeição ligeira (jantar) e deverá ficar em jejum a partir das 24 horas.
- Se por qualquer motivo não puder comparecer na data marcada, telefone a avisar o quanto antes, para que a sua vez seja utilizada por outra pessoa.
- Deve fazer-se acompanhar por um adulto
- Não usar maquilhagem, verniz nas unhas, lentes de contacto, etc.
- Tome um banho de chuveiro
- Escolha roupa e calçado leve e confortável
- Não deve trazer objetos de valor (anéis, brincos, fios, dinheiro, etc.)
- Não deve trazer alimentos ou bebidas.
- Estar grávida ou pensar que possa estar;
- Se por descuido ingeriu algum alimento líquido, ou bebidas, depois da hora combinada.
- Se entre a última consulta e o dia da intervenção ocorreu alguma alteração no seu estado de saúde, tal como febre, tosse, dor de garganta, etc.
- Todos os medicamentos que toma habitualmente;
- Cartão de consulta externa;
- Cartão de Cidadão;
- Chinelos;
- Um livro, revista ou jornal, se desejar;
- As crianças podem e devem trazer um jogo, livro ou brinquedo da sua preferência.
- Entre pela consulta externa e dirija-se à Unidade de Cirurgia de Ambulatório, que está assinalada e se localiza no mesmo piso. Em caso de dúvida, solicite orientação junto do Segurança, que se encontra na entrada principal da consulta externa.
- Dirija-se ao Secretariado, onde já o esperam.
- Se não assinou o consentimento informado, deverá fazê-lo. Este documento informa que aceita ser intervencionado, nos termos que lhe foram propostos e, que está devidamente informado, sobre todos os procedimentos que envolvem a intervenção.
- O regresso a casa deve ser feito em transporte próprio (deve evitar uso de transporte público);
- Ser-lhe-á facultado um impresso com todas as informações que deve conhecer sobre os cuidados a ter em relação à sua intervenção, bem como os contactos telefónicos, no caso de sentir algo que não corre como planeado;
- Ao sair não pode esquecer de deixar o número de telefone de contacto, de onde vai passar as primeiras 24 horas, já que irá ser contactado pelos profissionais da Unidade, para se assegurarem que se encontra bem e que tudo está a correr dentro da normalidade;
- Ser-lhe-á dada uma carta com a informação clínica para o seu médico de família com indicação dos cuidados a ter.
- Ser-lhe-á prescrita a medicação para o alívio da dor, que tomará caso seja necessário;
- Deverá tomar a sua medicação habitual;
- Na ferida operatória poderá sentir algumas dores, isso passará em poucos dias;
- O penso poderá ser executado com a sua enfermeira de família;
- Não esqueça de levar a carta de enfermagem ao Centro de Saúde.
- Não beber bebidas alcoólicas;
- Não tomar decisões importantes ou assinar contratos nas primeiras 24 horas, após uma anestesia geral, uma vez que o seu poder de concentração poderá eventualmente estar diminuído ou prejudicado;
- Não conduzir automóveis, ou qualquer outro tipo de máquinas nas primeiras 24 horas;
- Respeitar integralmente todas as indicações que lhe são fornecidas antes da alta;
- Não faltar à consulta que lhe foi marcada.
Consulta de Anestesia
Antes de uma cirurgia programada e de procedimentos de diagnóstico, terá agendada uma consulta de anestesiologia.
Saiba tudo sobre esta consulta e sobre as diferentes anestesias, nos folhetos abaixo: